A Geometria Sagrada de Vênus

Vênus, planeta arquetípico de muitas faces e forças femininas, que carrega consigo a força de todas as Deusas, está numa quarentena, movida por sua retrogradação de 42 dias (23/07 a 04/09).

Representante do amor, da beleza, da riqueza, da prosperidade, fertilidade e abundância. Das preciosidades da vida e tudo que a abastece, portanto, também regente das relações e dos caminhos compartilhados.

Em sua jornada tão feminina de ser, a cada 9 meses faz uma encontro conjunto ao sol, e a cada 18 meses retrograda nas proximidades desse encontro, quando se volta simbolicamente pra dentro de si e nos convida a fazer o mesmo e rever todos esses temas em nossas vidas, nos possibilitando renascer em alguma área ou assunto (quando não em muitos).

Nosso  jeito de ser, de amar, de valorizar, de adquirir, de relacionar, tudo isso deve passar por uma revisão, independente de gênero, já que estamos falando de forças arquetípicas e da natureza vesusiana que qualquer pessoa carrega em si.

Desses encontros retrógrados, ao longo de um ciclo de 8 anos, se dá uma coreografia composta de uma ‘geometria tão sagrada’, que vai desenhando com perfeição uma flor de 5 pétalas, também proporcional a uma estrela de 5 pontas. 

Somos e vivemos ciclos dentro de ciclos.

Dentro desse ciclo de 42 dias, em específico, é quando vênus faz sua alquimia mágica e se despede dos céus do anoitecer para depois de 8 dias despontar no amanhecer, nossa estrela da manhã, a estrela d’Alva.

Neste ano, é exatamente no dia 08/08 que ela inicia seu ciclo de 8 dias.

Uma sabedoria alquímica que ocorre no Universo e que ressoa em nossos processos de vida mais profundos. Quando Vênus desaparece, dizem os mitos que desaparece a beleza do mundo visível, pois é quando ela vai reinar no mundo invisível se despindo de toda e qualquer capa, máscara ou pudor, deixando seus temores e falsas proteções, guiada por sua intenção, intuição e coragem.

Para então, renascer dentro de 8 dias, e como uma ave phoenix brilhar no horizonte antes mesmo do sol, que em seguida a segue, despertando também nossa consciência. Desse encontro formam no horizonte, o cinturão de vênus, uma linha cor de rosa que emana do encontro do sol com a estrela renascida.

Também no dia 08/08, em sua retrogradação por leão, um de seus 5 “pontos da estrela”, vênus se encontra com outro potente símbolo feminino, Lilith, a misteriosa e profanada Deusa que ousou desde o início dos tempos proclamar sua voz e seu direito de ser vista e respeitada por igual diante de um patriarcado opressor. A primeira mulher, a que veio antes e foi ocultada da história, aquela que em algumas culturas não tem seu nome dito em voz alta, aquela que simplesmente por existir e atrever-se a Ser foi difamada, renegada, acusada, julgada e condenada. Queimada junto de cada mulher que ousou ser sua potência livre, feminina e sanadora e que segue atrevendo-se pelos tempos afora garantindo direitos, potência e voz pra que a vida tenha continuidade com sua força de expansão. 

Lilith é a primeira, é a origem, é o que está adentro do que não se enxerga. Lilith são as raízes profundas que mergulham na terra e no mundo que não está visível e acessível ao ser humano em vida. É nas profundezas do submundo que ambas, juntas, caminharão em alquimia e transformação. Que ambas nesse momento nos convidarão a revisitarmos nossas escuridões mais adormecidas e escondidas para nas profundezas do nosso ser resgatarmos nossos tesouros mais valiosos, esquecidos e aprisionados.

Percepções que já virão à tona em seu encontro com o sol, seguido por seu retorno ao céu matinal e explorados nas continuidades de seu ciclo de retrogradação, para que em seguida, quando em seu movimento direto, possam ir sendo postos em criação e desenvolvimento. 

Uma jornada de questionamentos, reavaliação, revisão de valores, desejos, paixões e inspirações.

Junto disso, Urano se envolve em confronto, mas é vênus que em seu estado atual de poder e presença, conta que já não se contentará somente do que lhe é conhecido, aceitável, conformado. 

Ela clamará pela desconstrução de formas, estruturas e conceitos ultrapassados, apontando não só uma necessidade de renovação de valores e princípios mas de jeitos mais livres e revolucionários, e também menos tóxicos e abusivos de se estar, se viver e conviver. 

Como a dança é complexa e está envolvendo muitas sincronicidades e encontros todos aos mesmo tempo, sobre os mesmos assuntos, em alternância de planetas e personagens, deixo um pequeno mapeamento pra que nos conduza nos tempos:

Em 08/08 – Venus conjunção Lilith
Em 09/08 – Vênus quadratura Urano
Em 13/08 – Vênus Star Point –  Vênus fará sua conjunção exata com o Sol – Marcando ali uma das pontas da estrela e nos despertando
Em 14/08 – Vênus trígono Quíron
Em 16/08 – Lua Nova em Leão, formando uma conjunção entre os 3 símbolos arquetípicos femininos.
Em 17/08 – Vênus renasce no céu matutino.
Em 17/08 – Lilith conjunção com Sol ( isso nos conta o quanto essa vênus renascerá para este novo ciclo de 18 meses com tonalidades bastante Lilithianas, já que a Lilith acompanhará o Sol).
Em 22/08 – Vênus quadratura Júpiter
Em 04/09 – Vênus Retoma seu movimento direto

Se você conhece o seu mapa, observe os pontos de passagem dessa vênus para o atual ciclo e trabalhe nesses assuntos, tanto para revelar, descobrir e limpar, quanto para enaltecer. 

Se você não conhece o seu mapa, ou mesmo conhecendo, deseja um olhar mais completo para que possamos olhar essas influências como campos de escolhas, padrões repetitivos, uniões e separações, campos de realização, satisfação e ganhos, aproveite esse momento tão único, agende uma consulta e me convide a te conduzir nessa profunda pesquisa de si. Estou aqui pra te acompanhar. 

***Vale mencionar que em 23/08 mercúrio entra em seu movimento retrógrado em Virgem, portanto teremos  durante o período de 23/08 a 04/09 – tanto mercúrio quanto vênus em retrogradação, movimentando bastante as comunicações entre os temas. Pra quem quiser saber mais dos planetas retrógrados, recomendo que escute o episódio que gravei especialmente pra aproveitarmos as potências desses ciclos (Clique Aqui).